Teremos um futuro sem tendências?

O tema Futuro sem Tendências foi discutido várias vezes anos atrás, porém, com a situação atual, o Covid-19, pegou as marcas de surpresa e fez com que elas improvisassem ou acelerassem a mudança. Cada vez mais víamos a necessidade de mudar este calendário tão fixo e inflexível. Por exemplo, a globalização, o consumo desacelerado, moda mais sustentável, entre outros. Os analistas de previsão concordaram que o choque no sistema causado pelo surto de Covid-19 poderia forçar as marcas a reavaliar seus modelos de negócios. Com os desfiles de moda cancelados (Milan Design Week, SXSW , desfile de moda masculina de Milão, Pitti Uomo) as lojas fechadas e um aumento crescente de estoques não vendidos, fizeram com que as marcas evoluíssem para sobreviver. No dia 27/04, a marca Saint Laurent anunciou que não haverá desfiles este ano e que estão buscando uma agenda própria, adequando o seu ritmo e os seus valores. Isso tudo nos faz pensar que estes desfiles/tendências não fazem mais sentido para o consumidor final, já que cada vez mais, ele procura uma moda mais sustentável que represente o seu próprio jeito de ser.